O sequestro de um Antonov An-24 da Balkan Bulgarian Airlines ocorreu no dia 07 de março de 1983 logo após a decolagem às 18h00, em um voo regular de Sófia para Varna. Quatro homens com idades entre 17 e 22 anos tomaram os 40 passageiros e tripulantes como reféns. Após uma série de eventos e negociações, a tripulação conseguiu permitir que os comandos entrassem no avião e dominassem os sequestradores. Valentin Ivanov, um dos sequestradores, foi a única vítima do incidente.
O sequestro
O sequestro do Antonov An-24 da Balkan Bulgarian Airlines ocorreu quando quatro homens jovens, armados com facas, assumiram o controle da aeronave e exigiram que o avião fosse desviado para Viena. Os sequestradores afirmaram ser criminosos foragidos e ameaçaram despressurizar o avião caso alguém tentasse detê-los.
Ações das autoridades
As autoridades locais instruíram o piloto a simular a cooperação com os sequestradores, enquanto mantinham o curso para Varna. Ao mesmo tempo, cortaram a energia elétrica de Varna para evitar que os sequestradores reconhecessem a costa do Mar Negro.
Negociações e resgate
Após o pouso em Varna, dois homens disfarçados de funcionários do aeroporto austríaco tentaram convencer os sequestradores de que estavam em Viena. Os sequestradores pediram um tradutor para negociar sua rendição, mas perceberam o disfarce quando um dos sequestradores notou a jaqueta de couro búlgara que o policial disfarçado estava usando.
Intervenção dos comandos
A tripulação permitiu que quatro comandos entrassem no avião através de um alçapão no compartimento de bagagens. Os comandos dominaram e prenderam três dos sequestradores. Valentin Ivanov, o único sequestrador restante, trancou-se no banheiro do avião e ameaçou matar a comissária de bordo. Mais dois comandos entraram no avião e atiraram em Ivanov enquanto ele tentava matar a refém.