O Voo TAM Airlines 3054, operado por um Airbus A320, ocorreu em 17 de julho de 2007, tornando-se o acidente aéreo mais mortal da história do Brasil. O avião, que partiu de Porto Alegre com destino a São Paulo, colidiu com um prédio após tentar pousar no Aeroporto de Congonhas, em condições de pista molhada. O acidente resultou na morte de todas as 187 pessoas a bordo e 12 pessoas em terra, totalizando 199 vítimas fatais. As investigações apontaram uma série de fatores que contribuíram para o desastre, incluindo problemas nos reversores de empuxo e falhas na pista do aeroporto.
Introdução ao Acidente Voo TAM 3054
O Acidente Voo TAM 3054 envolveu um Airbus A320, que colidiu com um prédio após tentativa de pouso no Aeroporto de Congonhas.
Causas do Acidente Voo TAM 3054
Investigações do Acidente Voo TAM 3054 apontaram problemas nos reversores de empuxo e falhas na pista do aeroporto como fatores contribuintes.
Consequências e Legado do Acidente
O trágico Acidente Voo TAM 3054 resultou em mudanças nas regulamentações e na infraestrutura dos aeroportos brasileiros.
Homenagens às Vítimas do Acidente
Familiares e amigos das vítimas do Acidente Voo TAM 3054 realizaram diversas homenagens em memória dos entes queridos.
Eu amo a aviação. Sou de São Paulo, e passei a minha infância e adolescência inteira viajando pelo menos duas vezes por ano para Manaus, para passar as férias escolares com meu pai. Antes do aeroporto de Guarulhos ficar pronto, era apenas em Congonhas que os vôos de MAO-SAO poderiam aterrisar. Ao saber dessa tragédia, não tive como não conter as lágrimas, me identificando com uma passageira que já reconhecia de cor todos os principais edifícios que ficam ao entorno do aeroporto. Apesar de perigosa, a aproximação em Congonhas continua sendo uma visão bonita, em um dia claro.
Parabéns pelo trabalho excelente do Cenipa, que conta com profissionais de altíssimo nível em seu quadro. E obrigada pelo time do CAVOK por postar esse documentário. Sou sua fã.
Fui esses dias a CGH e realmente a APP é linda de mais, fiquei em um hotel a poucos metros do aeroporto e ficava deslumbrado vendo as aeronaves em APP. Realmente essa tragédia abalou o pais e chamou ainda mais a atenção para esse tipo de problema.
Obrigado pelo prestigio 🙂
Sou gaúcho, moro no RS, perdi um amigo nessa tragédia.
Mesmo com o passar do tempo dói muito assistir tudo isso e saber que poderia ser evitada.
Eu tive que viajar pela primeira vez de avião, do Piauí para congonhas justamente menos de 2 meses depois desse acidente. Foi um terror.
eita rsrsrs